Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Atualizações Parte 3 - Radioterapia

Comecei a radioterapia no dia 13 de setembro, há uma semana e pouquinho. Serão feitas 30 sessões. Até o momento não tenho sentido o cansaço que algumas pessoas disseram ter sentido, pelo contrário, bato perna o dia todo, saio com as amigas, enfim, vida normal. Apenas a minha pele está começando a ficar dura tanto na mama quanto nas axilas, mas minha fisioterapeuta ja está cuidando disso.

Atualizações Parte 2 - Cirurgia

Minha cirurgia ocorreu no dia 27 de julho, no Hospital da Mulher e Maternidade Santa Fé, em BH.
Foi realizada uma quadrantectomia da mama esquerda, com retirada do setor central da mama, inclusive mamilo, e esvaziamento da axila esquerda. Também foi retirado um fibroadenoma na mama direita.

Cheguei e saí do bloco bastante tranquila, confiei muito na minha médica, Dra Monica Pimentel. Precisei ficar um tempo com o dreno, menos tempo do que o previsto inicialmente, porque entrou ar e retirei antes da hora.

Hoje, dia 22 de setembro, ainda estou fazendo fisioterapia para recuperar a mobilidade do braço.

No intervalo entre a cirurgia e início da rádio, aproveitei para passear. Havia adquirido ingressos dos jogos Olímpicos e, com a liberação da minha médica, segui para o Rio de Janeiro 20 dias após ser operada. Esse passeio foi muito bom para que eu conseguisse me desligar um pouco do tratamento.


Atualizações Parte 1 - Quimioterapia



Terminei a quimioterapia no dia 20 de junho de 2016. Posso dizer que os sintomas mais comuns foram:

  • Na quimioterapia vermelha: enjoos, vomitos e cansaço. Todos intensos nos dias da aplicação e mais leves ou inexistentes dos demais dias.
  • Na quimioterapia branca: Sonolência no momento da aplicação; cansaço, que foi ficando mais intenso no final do tratamento; perda do paladar a ponto de não ter diferença entre comer um pedaço de bolo de chocolate e um enroladinho de salsicha e, claro, perda das veias. 
No final foi ficando bem dificil encontrar minhas veias. Eu morria de medo de precisar furar no pulso ou nos dedos, mas, graças a Deus, não foi preciso. Me arrependi de não ter usado o cateter e essa é uma dica que deixo para quem começará o tratamento.
Tive muito medo de engordar com a quimio, pois entrava na internet e só lia relatos de pessoas que engordaram 10 quilos durante a quimioterapia e mais 20 quilos com o tamoxifeno (exagerando um pouco...hihi). Mas, céus, eu já estava gorda, e precisava urgentemente emagrecer. Então voltei correndo para as atividades fisicas: pilates, dança, caminhada e procurei uma nutricionista. Pela primeira vez na vida segui uma dieta por mais de 5 meses, claro que a quimioterapia deu uma forcinha, com os enjoos e perda de apetite, mas eu estava bem determinada. Assim, comecei a quimioterapia no dia 11 de janeiro de 2016 pesando 83,5kg e terminei com exatos 70kg. U-huuuuu!!!!

Devido à dieta, a minha imunidade não caiu. Sempre comia bastante couve ou outra verdura verde escura, chupava laranja depois do almoço para reter o ferro, as vezes fazia suco de inhame para limpar o sangue. Nos primeiros meses não comia nada de carne, mas vendo que meu cabelo não voltava a crescer, acabei incluindo mais proteínas para dar força.

Minha opinião sobre a quimioterapia: um tratamento chato, que mexe com todo o organismo e com o psicológico também, mas que para mim e da maneira que eu me encontrava quando recebi o tratamento, não foi nenhum bicho de sete cabeças, no final fiquei até triste quando terminou, pelas amizades que fiz e carinho que recebia em todas as sessões.