Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2016

O que não dizer a um paciente com câncer?



Quando o assunto é câncer, algumas pessoas acabam cometendo gafes e indelicadezas sem perceber. Nessa postagem, relato algumas coisas que li, ouvi ou vivenciei, dando sugestões do que poderia ser dito no lugar.
  1. Você está com "aquela doença" -  Aquela qual, seria câncer? A não ser que você realmente tenha se esquecido do nome da doença, não diga "aquela". Juro por Deus que um raio não cairá sobre sua cabeça se você pronunciar o nome corretamente. Quando as pessoas falam "aquela doença" eu me sinto como se estivessem se referindo ao capeta (já escrevi isso em outro post). Outro dia peguei o elevador com uma senhora. Eu de turbante, óculos escuros. Ela me olhou e perguntou: Voce está usando essa coisa na cabeça porque você quer ou porque você tem algum problema? Respondi na lata: Eu tenho câncer. Se for pra tocar no assunto, fale com todas as letras. 
  2. Fulano é o câncer da sociedade - Que engraçado! Se na hora de se referir ao câncer as pessoas falam "aquela doença", na hora de se referir ao resto das coisas ruins do mundo elas usam a palavra câncer sem dó. Já andei enviando algumas mensagens inbox no facebook ao ler amigos postando tais frases: "Cunha é o câncer da sociedade", "O machismo é o câncer da sociedade","Bolsonaro....." "A corrupção...." tudo é o câncer da sociedade. Quando vejo essas referências só posso pensar que estou com uma coisa muito horrível mesmo. 
  3. Vai passar - Será que vai? Talvez não passe assim tão fácil como um resfriado. Talvez a pessoa com a qual você esteja conversando tenha metástase ou um tipo de tumor difícil de ser controlado. O câncer de mama receptor hormonal, que é o meu caso, só é considerado curado após 10 anos de tratamento (isso mesmo, DEZ anos). Ao invés de dizer que vai passar, que tal perguntar ao paciente como é o tratamento para o tumor dele? Assim você aproveita para aprender um pouco mais.
  4. Cabelo cresce, o que importa é a beleza interior - Jura? Esse é o tipo de consolo que ja me fez virar os olhinhos entediada algumas vezes. Mas se alguma mulher vir a pedir sua opinião sobre os cabelos, deixo como dica a resposta que minha amiga Maysa Eichner me deu: Simone, conheço alguns homens que têm fetiche por mulheres carecas! 
  5. Você nem parece que está com câncer - Ouvia muito isso nas primeiras semanas do tratamento. Claro que hoje, sem cabelos, sem cílios, sem sobrancelhas, com a pele amarela e 12kg mais magra ninguém se atreve a dizer o mesmo. Mas ao invés de dizer que a pessoa não está com cara de doente, você pode dizer que pelo visto a imunidade dela está boa, e perguntar como ela tem se alimentado. Enriquece a conversa e o paciente pode acabar te dando boas dicas sobre saúde e alimentação.
  6. Tenho preconceito - Sim, eu ouvi isso. Ao explicar como funciona a cirurgia de reconstrução de mama, uma pessoa teve a coragem de dizer que tem preconceito contra quem usa silicone. Minha filha, ainda que eu tivesse que trocar de cabeça, não é o caso de julgamentos, eu não pedi isso pra mim. Nesse dia eu fiquei puta.
  7. Minha vizinha teve e está ótima! - É uma tentativa fofa de ajudar. Gosto de saber que pessoas que tiveram câncer estão bem, porém é bom lembrar que existem mais de 200 tipos de câncer. Só na mama existem vários  diferentes  - carcinoma ductal in situ, carcinoma lobular in situ, carcinoma ductal invasivo, carsinoma lobular invasivo, inflamatório, triplo-negativo, doença de paget, angiosarcoma. Fora o fato de ser ou não receptor hormonal, de ser HER-2, etc. E ainda que seja exatamente o mesmo tipo de câncer, os comportamentos são diferentes.
  8. Isso é acúmulo de mágoa - Beleza, o bebê que estava do meu lado na quimioterapia passada deve ter muita mágoa guardada.
  9. Conheço um pastor que cura. Conheço um médium que cura. Conheço um padre que cura - Tenho minha crença, sei que a fé move montanhas e pode nos curar. Sou muito grata por todas as orações e vibrações positivas que tenho recebido e sinto que fazem toda a diferença. O problema é quando alguém diz para eu não fazer quimioterapia, nem cirurgia e procurar uma igreja ou um curandeiro famoso. Dica: faça o convite sem insistir.
  10. Por que não fosfoetaolamina? - Ai, essa dá mesmo preguiça de responder. Resumidamente, não vou dizer dessa água não beberei. Se um dia ficar desenganada pelos médicos ou em uma situação bem mais grave, pode ser que recorra a ela sim. Todavia, meu caso é tratável por quimioterapia, cirurgia, radio e hormonioterapia, tratamentos liberados pela Anvisa e que também já salvaram milhares de pacientes no Brasil e no mundo. Além disso, começar a tomar  a fosfo e parar causa um efeito rebote violento, quem começa a tomar não pode parar mais.
  11. Pelo menos você vai ficar magra - Devido aos corticóides e ao controle hormonal, a quimioterapia tende a engordar. Se a mulher escapa do aumento de peso durante a quimio, tem grandes chances de engordar ao longo dos 10 anos de hormonioterapia. No meu caso, procurei ajuda nutricional e consegui emagrecer durante a quimio, mas muitas amigas, mesmo cuidando da alimentação, engordaram de 5kg a 10kg.